Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
"ALINHA"
Tipo de projeto
Performance
Data
Dezembro 2022
Localização
Guimarães
"ALINHA" consiste num exercício de exploração e expressão corporal, em coletivo, numa busca exaustiva e aparentemente impossível de tornar um corpo num objeto universal.
O corpo é um contentor de informação. Mas se um corpo é incapaz de existir em si mesmo, o que acontece quando se depara com outros? A informação dilui-se ou fortalece-se? Surge, então, uma composição de três corpos com identidades censuradas, com uma necessidade de conexão e movimento em comum.
A ideia de corpo converge com a ideia de identidade, estejam elas conectadas numa só presença ou separadas pela ausência ou censura de uma das partes. Uma vez que um corpo é um contentor de matéria, conhecimento e energia, mas não uma representação transparente de todo o seu conteúdo, esta performance visa esvaziar os corpos e priorizar a sua forma como matéria artística a explorar.
O corpo torna-se um objeto escultórico e expositivo, uma mera forma sem identidade que se movimenta consoante ordens predefinidas, que se moldam à noção de tempo e espaço - sendo esta fiel à realidade ou à perceção de cada indivíduo. A constante mudança e libertação do corpo mostrada cria, a certo ponto, uma noção de composição em que os elementos deixam de ser heterogéneos para serem uma mancha, "um só".
Apesar dessas variáveis, um corpo nunca deixa de ser metamórfico e sofrer alterações, sejam elas estéticas ou sensíveis. O plural de corpos em movimento e exposição chega, como consequência da ação, à exaustão e a limites de alcance que o impedem de prosseguir.





